Dicas

ID Jovem: Beneficio da Meia Entrada

Lançado pelo Governo Federal no início de 2016, a ID Jovem é um programa desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude que visa atender jovens com idades entre 15 e 29, e que possuem uma renda familiar de até dois salários mínimos.

O Projeto Identidade Jovem pretende fornecer um documento para seus usuários que dará a eles direito a alguns benefícios, como a meia entrada em atividades artísticas, culturais e esportivas.  A previsão é de que os documentos comecem a ser emitidos a partir de agosto de 2016 e, espera-se que o projeto atinja mais de 18 milhões de pessoas, integrantes de famílias de baixa renda no Brasil.

Com este programa, a proposta é que seja garantida a inclusão social, a ampliação dos direitos dos jovens brasileiros e a validação do Estatuto da Juventude, a lei que dispõe sobre os direitos e políticas públicas voltadas à juventude.

ID Jovem: Além da Meia Entrada para Jovens

Além do benefício da meia entrada com a ID Jovem, os jovens de baixa renda também terão direito ao transporte interestadual gratuito para trens e ônibus em todos os estados do país. Esta medida está prevista no Estatuto da Juventude e determina que duas vagas no transporte sejam gratuitas, enquanto outras duas devem possuir 50% de desconto, no caso de esgotarem as passagens gratuitas.

O Projeto Identidade Jovem foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Governo, a Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Casa Civil entre outros órgãos. Além disto, o projeto recebeu colaboração de pessoas da sociedade civil que participam de movimentos em prol da juventude, como União Nacional dos Estudantes (UNE), pessoas do meio cultural e esportivo, e também, agências reguladoras como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Leia mais: Saiba como fazer

Como participar do programa Identidade Jovem

Para participar do Identidade Jovem, estes jovens brasileiros entre 15 e 29 anos devem se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico. Por ser um programa destinado a jovens, nada mais apropriado do que seu formato estar de acordo com as demandas atuais da juventude.

Desse modo, o documento do Projeto Identidade Jovem será disponibilizado em duas versões, para poder abranger todos os seus usuários. O documento será oferecido na plataforma virtual, o qual será acessado através da internet ou por meio de um aplicativo desenvolvido para Smartphones. Neste caso, o jovem deve cadastrar seus dados para poder utilizar a versão digital. Já, em lugares onde o acesso à internet e a meios eletrônicos é dificultado, os participantes do programa portarão cartões plásticos do documento.

Caixa Econômica será responsável pelos documentos

O programa Identidade Jovem tem parceria formada com a Caixa Econômica Federal por meio de um convênio com a Secretaria Nacional da Juventude. Esta parceria delega à Caixa Econômica, a responsabilidade de desenvolver o aplicativo, o App ID Jovem e o site do projeto que dará aos jovens, acesso às atividades em teatros, cinemas, estádios e viagens de forma gratuita ou com desconto no valor da passagem. No caso da plataforma virtual, a utilização do documento funcionará por meio da validação por QR Code, gerado no aplicativo ou no site.

About the author

Jovem

80 Comments

Leave a Comment