Dicas

Como fazer a Identidade Jovem

O programa “Identidade Jovem” irá prover documentos de identificação para jovens na faixa etária de 15 a 29 anos. O programa têm por objetivo atingir mais de 18 milhões de jovens brasileiros, de renda social menor que dois salário mínimos e que estejam inclusas já no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

A previsão que o novo documento estará disponível a partir do mês de julho de 2016 e dentre os benefícios estão a garantia da meia entrada em eventos culturais como shows, jogos de futebol, cinema, teatro e etc, bem como também a garantia de meia para passagens intermunicipais.

como fazer identidade digital

Como fazer?

O cadastro será realizado virtualmente e o documento terá emissão virtual, sendo possível ser acessado através de aplicativo disponível para smartphones e via internet. Já para cidades em que o acesso à internet e aparelhos eletrônicos é mais complicado, serão emitidas em cartões plásticos. O aplicativo bem como o site devem ser divulgados em breve pela Caixa Federal.

A Caixa Econômica será a responsável pela formalização dos cadastros e emissão do documento. O banco, que já possui amplo conhecimento e no gerenciamento de vários programas sociais do Governo Federal, terá mais uma vez a responsabilidade de organizar o processo cadastral e ter controle sobre a emissão da Identidade Jovem. Quanto ao design das carteiras e detalhes mais formais como validade foram discutidas entre vários setores do Governo e a União Nacional dos Estudantes (UNE) – entidade representativa da juventude brasileira – e validadas entre os mesmos.

O que é?

Esse programa faz parte do plano do governo atual para assegurar o direito e as conquistas da juventude que estão pautadas no Estatuto da Juventude, de modo que todos os compromissos assumidos pela atual gestão possam ser devidamente cumpridos e se efetive o processo de inclusão social dos jovens brasileiros.

Benefícios

Desse modo, a efetivação desse programa é um importante avanço para o andamento progressivo do Sistema Nacional da Juventude, bem como a introdução do Plano Nacional da Juventude. A Caixa Econômica Federal e o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos por meio de suas representantes, respectivamente, Nilma Lino Gomes e Miriam Belchior firmaram parceria para o lançamento e execução do programa.

O Decreto de nº8.537 publicado em 06 de outubro de 2015, no Diário Oficial da União, garante ao jovem meia entrada para eventos culturais e esportivos, No texto aprovado, fica decretado que será garantida a meia entrada para jovens de 15 a 29 anos em eventos – sendo 40% do total de ingressos destinados ao programa. Fica garantido também que os jovens de baixa renda terão direito a descontos ou gratuidade em passagens de transporte interestadual.

About the author

Jovem

59 Comments

Leave a Comment