Problemas frequentes com a ID Jovem

Muitos usuários da ID Jovem, estão tendo problemas com o documento digital. Seja na hora de gerar sua identidade pelo aplicativo, ou mesmo para usá-la em show, eventos e também nas viagens interestaduais. Confiara abaixo algumas das principais dúvidas sobre a ID:

Fiz meu CadÚnico, baixei o aplicativo e está falando que o meu cadastro está excluído.

O ID Jovem atualiza o banco de dados toda quarta semana do mês, geralmente entre os dias 18 a 24 de cada mês. Por isso, se você fez teu CadÚnico no CRAS no início ou no meio do mês, você terá de esperar esta atualização para usufruir do benefício.

Já tenho NIS e CadÚnico mas o app está falando que meu cadastro está desatualizado.

Para utilizar regularmente do ID Jovem, o seu CadÚnico tem de estar com os dados sempre atualizados no CRAS. Você tem de atualizar os seus dados de 2 em 2 anos para que o benefício não seja cortado. Procure o CRAS para atualizar os dados, feito a atualização, espere a próxima quarta semana do mês para o banco de dados do ID Jovem contar o cadastro para então poder utilizar o benefício.

Então significa que eu preciso ter 2 anos de CadÚnico para usar o ID Jovem?

NÃO. Muita gente confunde essa questão dos 2 anos que falam. Não, 2 anos é o prazo MÁXIMO que você pode deixar o seu CadÚnico sem atualizar no CRAS, e não o mínimo. Se você fizer o teu CadÚnico por exemplo no dia 3, entre os dias 18 a 24 do mesmo mês já poderá usar o ID Jovem. Agora se você fez o seu CadÚnico, passou 2 anos e você não foi mais no CRAS confirmar e atualizar os dados, aí sim o seu cadastro ficará desatualizado e você não poderá utilizar o ID Jovem até que atualize no CRAS.

Fiz meu CadÚnico, baixei o app, chegou a atualização e mesmo assim ele falou que meu cadastro está excluído ou desatualizado.

Aguarde algumas horas ou dias, pois pode ser erro do servidor por congestionamento de rede. Se, mesmo aguardando, não der certo, procure o CRAS para rever o seu cadastro para conferir se está tudo certo.

Fiz o cadastro, chegou a atualização, fui preencher os dados no app e ele está falando “Nome da mãe não confere ou está incorreto”.

Isso foi por erro de digitação dx assistente social durante o teu cadastro, ou pelo fato da sua mãe ser divorciada, quando é o caso. Quando esse erro aparecer, tente digitar o nome da sua mãe com abreviações, se tiver, sem acentos ou com letras que as pessoas geralmente não compreendem no nome. Quando for o caso, tente digitar o nome de casada, ao invés da de solteira.

O app está falando que não pode se conectar ao servidor e que minha internet está com problema, mas está tudo normal.

Tente acessar o ID Jovem pelo site da CAIXA (os links estarão abaixo). Se não der, mesmo assim, no site, pode ser erro do sistema, então é necessário aguardar algum momento para tentar novamente.

Viagens com a Id Jovem

Posso comprar passagens online?

Se as empresas disponibiliarem tal serviço online, então sim. Mas as empresas não são obrigadas a isso, então é algo um tanto raro encontrar esse serviço. Segundo relatos, basicamente a empresa Vale, de transporte ferroviário, é uma das únicas que disponibilizam a compra online com a gratuidade.

Fui na empresa e eles dizem que não fazem parte do ID Jovem. O que fazer?

O ID Jovem é Lei, não um simples programa. Todas as empresas que estão em conformidade com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) é OBRIGADA a oferecer o benefício em suas linhas convencionais. Caso ainda queiram te barrar, procure o fiscal da ANTT na rodoviária ou ligue para a ouvidoria (telefones abaixo).

Fui na empresa e eles só tem 1 linha convencional na semana. O que fazer?

As empresas são obrigadas a oferecerem no MÍNIMO 1 linha convencional por semana com a gratuidade. Ela está nos conformes. O problema seria se a empresa não oferecesse nenhuma linha convencional na semana, apenas executivos pra cima.

Fui na empresa, tinha vários dias com linha convencional mas eles só estão oferecendo um dia e linha específicos. O que fazer?

Procure o fiscal da ANTT. As empresas são obrigadas a oferecerem no mínimo 1 linha por semana. Se ela oferecer mais linhas convencionais na semana, todas as convencionais DEVEM ter a gratuidade. Eles distorcem essa regra para não emitir as passagens aos jovens.

Fui na empresa, eles disseram de maneira um tanto suspeita que não tinha mais assentos com a gratuidade. O que eu posso fazer?

As empresas são obrigadas a emitirem relatórios para a ANTT com os dados das linhas que disponibilizam gratuidade. Procure o fiscal da ANTT para que eles emitam esse relatório na sua frente para confirmar que os assentos foram todos ocupados.

Eu posso comprar uma passagem interestadual porém descer em uma cidade do mesmo estado onde o ônibus pare?

NÃO. Isso é contra a regra do benefício e também configura CRIME. Tenha bom senso, estamos em crise e qualquer falcatrua que eles começarem a contar sobre isso pode ser motivo a mais para que eles acabem com o ID Jovem.

Eu posso comprar uma passagem interestadual porém descer em uma cidade já no outro estado, antes de chegar no ponto final de onde escolhi?

Pode. Porém, você pode ser abordado sobre, então o recomendável é: se for descer em uma cidade específica, compre no guichê passagem com AQUELA CIDADE como destino de desembarque, que assim no sistema deles já liberará o assento para que outra pessoa possa comprar passagem com destino subsequente àquela localização.

A empresa está pedindo XEROX do meu RG e do meu ID Jovem impressos.

Nós não somos obrigados a entregar cópia para eles, é de responsabilidade deles fazerem o serviço, caso peçam. Mas, para evitar dor de cabeça, sempre na hora da compra, vá com os XEROX para entregar à eles.

Não vim com os XEROX, apenas documento original e o ID Jovem na tela do celular, e eles estão se recusando a emitir pois pedem “obrigatoriamente” os XEROX.

Primeiramente, peça para eles a cópia do Decreto do Estatuto da Juventude no qual eles SÃO OBRIGADOS A TER NOS GUICHÊS. Se não tiverem, denuncie com a ANTT também sobre isso. Então, apresente o decreto para eles (disponibilizarei abaixo o decreto resumido com as principais informações para apresentar nas empresas em caso de problemas). Diga a eles que nós não somos obrigados a apresentar xerox, somente o celular é válido, então não há motivo deles se recusarem a vender por isso. Caso ainda eles ainda mostrem resistência, peça para eles o documento por escrito com data, hora e local informando o motivo da recusa, documento esse que as empresas são também obrigadas a fornecer em caso de recusa. Feito tudo isso, denuncie para a ANTT para que eles tomem providências contra a empresa.

Eles estão me pedindo comprovantes de residência ou renda pra comprar a passagem. Isso é realmente necessário?

NÃO! Sua residência e principalmente renda são de assuntos SEUS e de seus ASSISTENTES SOCIAIS, e não das empresas. Denuncie prontamente à ANTT sobre o caso.

Quero comprar passagem de volta mas a empresa não está liberando.

Segundo a Lei, usuários do ID Jovem dispõem dos mesmos direitos de um passageiro normal. Logo, se vendem passagens de volta para quem paga, também devem disponibilizar para os Jovens, caso eles peçam.

Comprei a passagem mas não irei mais. O que eu tenho de fazer?

Entre em contato IMEDIATAMENTE com a empresa para que possa cancelar a passagem, ou alterar a data da mesma. Reservar passagens e não comparecer nas mesmas pode ser razão para que o benefício seja cancelado, fora que as empresas também não poderão vender aquele assento que ficou vazio. Tenha bom senso, sempre.

Meia Entrada com a ID Jovem

O ID Jovem é como se fosse uma carteirinha de estudante para meia entrada?

Corretamente. Mesmo não ser obrigatório estar estudando para utilizar o ID Jovem, ele dá os mesmos direitos de meia entrada como se fosse uma carteirinha de estudante padrão.

Posso comprar meia entrada com o ID Jovem para shows “grandes”, tipo Rock in Rio, Lollapalooza, ou outros artistas, assim como jogos de futebol grandes?

Sim! Por evento, os organizadores DEVEM oferecer 40% de todos os ingressos como meia entrada, então quem tiver carteirinha de estudante ou ID Jovem, têm garantidos 40% de todos os ingressos do evento para comprar como meia entrada.

Estou no cinema e me barraram, falaram que não aceitam ID Jovem. O que fazer?

É lei. Assim como nas empresas de transporte interestadual, empresas de cinema TÊM de aceitar o ID Jovem da mesma maneira que aceitam carteirinha de estudante. Procure sempre levar uma cópia da Lei resumida (link abaixo) para quando houver esse tipo de problema.

EXTRAS

Como imprimir o cartão do ID Jovem?

Basta acessar o site do ID Jovem na CAIXA (link abaixo), insira os dados da mesma forma que insere no aplicativo, e imprima o cartão como se fosse qualquer outra coisa, tranquilamente.

Posso imprimir, recortar e plastificar meu cartão do ID Jovem?

Sim! Inclusive facilita tudo, apresentação e conferência. Assim como as empresas geralmente não irão recolher para eles o ID plastificado, apenas farão a leitura e devolverão. Experiência própria.

LINKS ÚTEIS

ID Jovem – Caixa Econômica Federal:

http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx

CONSULTA CIDADÃO – Verificar informações do seu cadastro realizado no CRAS:

http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/index.php

DECRETO DA JUVENTUDE – RESUMIDA NA SEÇÃO DO TRANSPORTE INTERESTADUAL:

https://goo.gl/5ZeAkH

TABELA COLABORATIVA DE PREÇOS DAS TAXAS DAS VIAGENS INTERESTADUAIS: https://goo.gl/4Y7BqP

TELEFONES ÚTEIS

WhatsApp oficial Disque ID Jovem: (61) 99222-5221

Ouvidoria ANTT: 166

PROCON: 151

Polícia Militar: 190

Add Comment