Identidade Jovem: Cadastro e Documentação

Recentemente o Governo Federal criou o programa Identidade Jovem, que irá beneficiar jovens de 15 a 29 anos, que possuam renda familiar de até 2 salários mínimos a terem acesso com meia entrada em eventos culturais de todo o Brasil. O programa fornecerá um documento para que esses jovens sejam identificados. Para que os jovens tenham direito ao benefício, deverão ser inscritos no Cadastro Único, ou CadÚnico.

Direitos e conquistas para jovens

A criação do programa permite que jovens tenham mais acesso à cultura e esse programa assegura mais inclusão social. Com duração de 4 meses, o programa permitirá meia-entrada a eventos artísticos-culturais, bem como, esportivos. Esse é um dos programas que fazem parte do Sinajuve, Sistema Nacional de juventude, criado pelo governo.

cadastro identidade jovem

Cadastro Identidade Jovem

A Caixa Econômica Federal será a responsável pelo gerenciamento do cadastro dos jovens do programa, assim como a disponibilização dos documentos.   O programa contará com emissão de documentos virtuais, o que facilitará ainda mais o acesso dos jovens, que poderão baixar aplicativos para smartphone ou acessá-los pelo computador. Para o projeto, ainda terão cartões físicos (plásticos) que serão emitidos para os locais em que a internet possui difícil acesso. Saiba mais detalhes sobre como fazer o documento.

Como funcionará o benefício ID Jovem?

De posse do documento do ID Jovem, o beneficiário poderá apresenta-lo em teatros, estádios de futebol, cinemas, empresas de transportes interestaduais entre outros que podem ser vistos no site do próprio programa. De posse do documento, o jovem terá desconto de meia-entrada nos eventos que assim forem estabelecidos.

Sobre o decreto do programa

No ano de 2015 foi regulamentado o decreto de cobrança de meia-entrada nos eventos artísticos-culturais e esportivos. Neste ano de 2016 o programa entra em vigor e foi publicado no Diário Oficial da União em outubro de 2015. Esse é um projeto que visa garantir mais acesso à cultura e fazer inclusão social, pois nem todos os jovens conseguem ter acesso a eventos culturais, principalmente os que possuem baixa renda.

Viagens interestaduais

Uma das boas vantagens do programa e que irão beneficiar milhares de jovens do Brasil, são as viagens interestaduais gratuitas e serão válidas para trem e ônibus de todo o país. Para ter acesso ao benefício, o jovem deverá ser regulamente cadastrado no programa, logicamente, portanto, deverá ter entre 15 a 29 anos e ser portador da Identidade Jovem.

Para conseguir o ticket de viagem, o jovem beneficiário do programa deve comparecer ao terminal de embarque com antecedência de 30 minutos da viagem. Ao chegar no terminal, basta apresentar o cartão Identidade Jovem e o bilhete de passagem. É importante salientar que é um direito pessoal, portanto a gratuidade ou desconto são intransferíveis.

As prestadoras de serviços de transportes podem verificar a autenticidade das Identidades Jovem de maneira rápida e prática, tudo através de um QR code que será disponibilizado em app para smartphones.

Os benefícios para passagens interestaduais poderão ou não ser concedidas pela internet, porém, as prestadoras de serviços não estão obrigadas, portanto, as compras deverão ser obrigatoriamente feitas nos guichês dos terminais.

10 Comments

  1. Luana Vaz agosto 14, 2016
    • Tiago dezembro 8, 2016
  2. Erika outubro 2, 2016
  3. Lucas Antonny outubro 15, 2016
    • Jovem abril 6, 2017
  4. Caline outubro 19, 2016
  5. JOAO dezembro 14, 2016
  6. Mih Silva dezembro 28, 2016
  7. Angela março 15, 2017
    • Jovem abril 6, 2017

Add Comment