ID Jovem: Beneficio da Meia Entrada

Lançado pelo Governo Federal no início de 2016, a ID Jovem é um programa desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude que visa atender jovens com idades entre 15 e 29, e que possuem uma renda familiar de até dois salários mínimos.

O Projeto Identidade Jovem pretende fornecer um documento para seus usuários que dará a eles direito a alguns benefícios, como a meia entrada em atividades artísticas, culturais e esportivas.  A previsão é de que os documentos comecem a ser emitidos a partir de agosto de 2016 e, espera-se que o projeto atinja mais de 18 milhões de pessoas, integrantes de famílias de baixa renda no Brasil.

Com este programa, a proposta é que seja garantida a inclusão social, a ampliação dos direitos dos jovens brasileiros e a validação do Estatuto da Juventude, a lei que dispõe sobre os direitos e políticas públicas voltadas à juventude.

ID Jovem: Além da Meia Entrada para Jovens

Além do benefício da meia entrada com a ID Jovem, os jovens de baixa renda também terão direito ao transporte interestadual gratuito para trens e ônibus em todos os estados do país. Esta medida está prevista no Estatuto da Juventude e determina que duas vagas no transporte sejam gratuitas, enquanto outras duas devem possuir 50% de desconto, no caso de esgotarem as passagens gratuitas.

O Projeto Identidade Jovem foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Governo, a Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Casa Civil entre outros órgãos. Além disto, o projeto recebeu colaboração de pessoas da sociedade civil que participam de movimentos em prol da juventude, como União Nacional dos Estudantes (UNE), pessoas do meio cultural e esportivo, e também, agências reguladoras como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Leia mais: Saiba como fazer

Como participar do programa Identidade Jovem

Para participar do Identidade Jovem, estes jovens brasileiros entre 15 e 29 anos devem se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico. Por ser um programa destinado a jovens, nada mais apropriado do que seu formato estar de acordo com as demandas atuais da juventude.

Desse modo, o documento do Projeto Identidade Jovem será disponibilizado em duas versões, para poder abranger todos os seus usuários. O documento será oferecido na plataforma virtual, o qual será acessado através da internet ou por meio de um aplicativo desenvolvido para Smartphones. Neste caso, o jovem deve cadastrar seus dados para poder utilizar a versão digital. Já, em lugares onde o acesso à internet e a meios eletrônicos é dificultado, os participantes do programa portarão cartões plásticos do documento.

Caixa Econômica será responsável pelos documentos

O programa Identidade Jovem tem parceria formada com a Caixa Econômica Federal por meio de um convênio com a Secretaria Nacional da Juventude. Esta parceria delega à Caixa Econômica, a responsabilidade de desenvolver o aplicativo, o App ID Jovem e o site do projeto que dará aos jovens, acesso às atividades em teatros, cinemas, estádios e viagens de forma gratuita ou com desconto no valor da passagem. No caso da plataforma virtual, a utilização do documento funcionará por meio da validação por QR Code, gerado no aplicativo ou no site.

20 Comments

  1. Suzan agosto 30, 2016
    • Jovem setembro 6, 2016
  2. heverthon agosto 30, 2016
  3. M setembro 12, 2016
  4. leonardo setembro 19, 2016
    • Erika outubro 2, 2016
    • luan Março 4, 2017
      • Jovem Abril 6, 2017
  5. Álvaro Fernando outubro 5, 2016
  6. paola outubro 11, 2016
  7. Alice dezembro 16, 2016
  8. Erasmo Janeiro 17, 2017
  9. Vanessa Peixoto Fevereiro 2, 2017
  10. nerian Fevereiro 25, 2017
    • Jovem Abril 6, 2017
  11. tiago Fevereiro 27, 2017
    • Jovem Abril 6, 2017
  12. Hannaa Fevereiro 28, 2017
    • Jovem Abril 6, 2017
  13. Victor Março 13, 2017

Add Comment