Cadastro Único para o Identidade Jovem

O Programa Identidade Jovem criado pelo Governo Federal, irá beneficiar milhões e jovens de baixa renda no Brasil. O benefício irá permitir que estes jovens tenha acesso a diversos eventos pagando o somente o valor referente a meia entrada.

O controle dos jovens que terão ter acesso ao documento ID Jovem, será feito por meio do sistema Cadastro Único do Governo Federal. Este programa permite que sejam cadastradas famílias com baixa renda, para posteriormente ser feita uma análise de quais podem receber benefícios sociais, como Bolsa Família, Salário Família e agora também a Identidade do Jovem.

Por meio da análise de dados dos cadastros da famílias, o sistema identifica de forma eletrônica as famílias que se enquadram nas regras para receber os benefícios dos programas sociais. Desta forma, será analisado pelo Cadastro Único, quais são os jovens de baixa renda, com idade entre 15 a 29 anos de idade, que poderão receber o cartão ID Jovem.

CadÚnico: Como se cadastrar no IDJovem

Podem se cadastra no Cadastro Único – CadÚnico, as famílias com: renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo, renda familiar mensal total de até três salários mínimos ou renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

O cálculo da renda familiar é feito somando todas as rendas dos membros da família, e dividindo pelo número de integrantes na família. Se este valor estiver dentro das regras acima, a família poderá efetuar o Cadastro Único.

O cadastro único pode ser feito utilizando documento de CPF ou título de eleitor do responsável familiar e qualquer outro documento de identificação dos demais membros da família, nas Prefeituras Municipais.

Dados atualizados para o Identidade Jovem

É importante ressaltar que para ter direito ao Identidade Jovem, o cidadão deve manter sempre seus dados atualizados no CadÚnico. Sempre que houver alterações de emprego, endereço, número de integrantes ou qualquer alteração importante que possa interferir nas regras dos Programas Sociais do Governo Federal, será necessário atualizar os dados da família.

Saiba como será o controle do Cadastro da Identidade Jovem.

16 Comments

  1. Fabio de santana agosto 30, 2016
    • Luana setembro 9, 2016
    • Fabíola dezembro 23, 2016
    • Catarina Janeiro 14, 2017
    • Catarina Janeiro 14, 2017
      • Jovem Abril 6, 2017
  2. kaminski setembro 14, 2016
    • Daylene dezembro 19, 2016
    • Jose Janeiro 31, 2017
  3. luciene benevides cardoso dezembro 9, 2016
  4. Daylene dezembro 19, 2016
    • Jovem Abril 6, 2017
  5. Valdirene Janeiro 15, 2017
  6. Thaís Schumacher Janeiro 19, 2017
    • Jovem Abril 6, 2017
  7. fabiana Samaniego de Sousa Março 6, 2017

Add Comment